Preconceito Racial | | PBF Gráfica e Texil

Preconceito Racial

Muito tem se falado em preconceito racial nos últimos dias e este tema tem causado reflexão nas pessoas. O que é o preconceito racial? Em que esse comportamento interfere em nossas vidas?

O racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Além de desigualdades materiais, o racismo produz marcas psicológicas profundas. O preconceito racial provoca traumas,
ansiedade, crises de identidade e depressão.

No Brasil o racismo tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata imposta pelos colonizadores portugueses. Uma pesquisa publicada em 2011 indica que 63,7% dos brasileiros consideram que a raça interfere na qualidade de vida dos cidadãos.

O preconceito reside onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características: físicas, hereditárias, traços de caráter, inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.

Existem vários tipos de racismo são eles: Racismo ecológico ou ambiental: praticado contra à natureza, afetando comunidade e grupos, o Racismo individual: parte de atitudes, interesses e pensamentos pessoais, inclusive de estereótipos e Racismo institucional: praticado por instituições e comprovado por números, dados e estatísticas.

Independente de qual seja o tipo, o Racismo é um comportamento inadequado e ultrapassado que devemos combater ativamente para que o mesmo não interfira em nosso cotidiano.

logo_rodape

Av. Governador Nilo Coelho, s/n
Timbó, Distrito Industrial, Abreu e Lima – PE
CEP: 53.520-810 | Fone: (81) 3538.8850