Idosos: Mente ativa é importante! | | PBF Gráfica e Texil

Idosos: Mente ativa é importante!

O idosos são uma parcela da população bastante afetada pela pandemia. Seja por ser grupo de risco, seja por uma possível inatividade em casa, ou por limitação física/doença. Para quem pode, é indicado manter-se ativo: corpo e mente!

As atividades físicas com orientação médica são recomendadas. Para uma cabeça saudável, não basta só o corpo estar ativo, é preciso "malhar" o cérebro. Assim, são indicadas atividades para esse grupo, como jogos, leitura, trabalhos manuais, xadrez, palavras-cruzadas, entre outros.

Assistir televisão, por exemplo, pode ser estimulante. Mas se for algo que lhe faça pensar, criticar, questionar, comentar é melhor. Os jogos de raciocínio são uma ótima pedida. O raciocínio lógico é uma função do cérebro que auxilia na recuperação da memória. Um muito estimulante é o Sudoku, jogo que visa completar os números em casas vazias usando a lógica.

O ideal é praticar essas atividades desse tipo pelo menos uma vez ao dia, com duração mínima de meia hora. E vale lembrar: a memória depende de vários fatores para funcionar bem, como alimentação, sono, exercícios físicos, estresse, abuso de medicamentos entre outros. Cuide-se!

logo_rodape

Av. Governador Nilo Coelho, s/n
Timbó, Distrito Industrial, Abreu e Lima – PE
CEP: 53.520-810 | Fone: (81) 3538.8850